29 de set. de 2007

Cristóvão Colombo - O Enigma

Na década de 40 Manuel Luciano da Silva e seu irmão rumam aos Estados Unidos, atendendo ao chamado do pai. Lá Manuel se forma como médico e desenvolve a paixão pelas grandes navegações portuguesas, especialmente pela origem de Cristóvão Colombo. Manuel está convencido de que Colombo era português e, durante mais de 40 anos, tenta encontrar algo que prove isto.

A proposta é interessante, por relembrar o tema das grandes navegações, só que tudo que é mostrado parece uma aula de história, daquelas bem chatas em que o professor fica apenas repetindo nomes e datas para que os alunos decorem. Além disto trata-se de um filme bastante artificial, falso, onde os atores lêem suas falas ao invés de simplesmente interpretarem. Isto fica ainda mais nítido quando a trama dá o salto para os dias atuais, estrelada pelo próprio Manoel de Oliveira e sua esposa, Maria Isabel. Há cenas patéticas, constrangedoras mesmo, pela falta de interação com a arte de atuar.

Quanto à suposição de que Colombo era português, ela é baseada numa possível descendência que é apenas insinuada através de diálogos, sem qualquer apresentação de indícios de que seja verídica. O filme demonstra ainda um certo orgulho português, emanado através da aparição periódica de uma mulher vestida com uma roupa com as cores da bandeira de Portugal, devido ao pioneirismo do país em desbravar os oceanos. Apesar da homenagem, é um filme bastante fraco.

Cristóvão Colombo - O Enigma (idem), de Manoel de Oliveira, Portugal, 2007, 70′ (LEP)

Mostra Panorama

Nota: 2,5

Ficha no Adoro Cinema

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...