18 de out. de 2007

Mostra de São Paulo

Leia a notícia: Começa a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Oficialmente a Mostra de SP começa hoje, mas para o público seu início é apenas amanhã. Normal, todo ano é assim. O que importa é que agora é a vez dos paulistas iniciarem sua maratona cinematográfica, já que mais de 350 filmes serão exibidos pelas próximas duas semanas.

Desde que o Festival do Rio foi criado a Mostra de SP perdeu parte do ineditismo de sua programação. Muitos filmes aparecem em ambos os eventos e, por questões de calendário, são exibidos antes no Rio. Para contrabalançar, a Mostra sempre procura apresentar alguns filmes com exclusividade, às vezes até em parceria com distribuidoras nacionais. Além disto o calendário ajuda a que filmes em exibição no Festival de Veneza cheguem na Mostra, o que nem sempre se consegue no evento carioca.

Alguns destaques exclusivos da Mostra deste ano são Across the Universe; O Passado; “Persepolis”; “A Vida dos Outros” - Oscar de filme estrangeiro deste ano -; “Redacted” - Leão de Prata de diretor para Brian De Palma, em Veneza -; “Angel”, de François Ozon; “Caótica Ana”, de Julio Medem; “Do Outro Lado”, de Faith Akim; “Glória ao Cineasta!”, de Takeshi Kitano; “Into the Wild”, de Sean Penn; “Longe Dela”, de Sarah Polley; “No Vale das Sombras”, de Paul Haggis; “O Caminho dos Ingleses”, de Antonio Banderas; e “Um Amor Jovem”, de Ethan Hawke.
Por outro lado estiveram no Festival do Rio e não aparecerão na Mostra os filmes Sem Fôlego, I’m a Cyborg, But That’s Ok, Mundo Livre, Amor e Outros Desastres, O Acompanhante, O Escafandro e a Borboleta, Fados e Hallam Foe.

Já entre os filmes nacionais a Mostra traz uma variedade bem maior. Além dos exibidos no Rio estão também os do Festival de Gramado deste ano, além de duas estréias do cinema trash: “Encarnação do Demônio”, de José Mojica Martins - vulgo Zé do Caixão -, e “Fuga Sem Destino”, o filme que Afonso Brazza deixou inacabado ao morrer.

Para quem for acompanhar a Mostra deste ano o Adoro Cinema preparou uma relação com os filmes em exibição que já possuem ficha própria no site, disponível aqui. E na página de críticas, aqui mesmo no blog, estão disponíveis análises de vários dos filmes em exibição no evento, que estiveram também no Festival do Rio. Boa maratona a todos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...