22 de out. de 2007

Censura

Recebi há pouco o seguinte e-mail, enviado por um leitor do Adoro Cinema:


Srs.
Recebi um e-mail, solicitando uma coleta de assinaturas para a não exibição de um filme chamado: ‘Corpus Christis’, no qual fala da vida de Jesus e seus discípulos como homosexuais. Gostaria de saber se tal filme existe mesmo, pois encontrei algumas informações na internet desmentindo existência de tal filme.



Jamais ouvi falar deste filme e, pelas pesquisas que fiz, ele não existe. As características da mensagem apontam que seja um spam, embutido na tentativa de obter dados de quem o recebe. Coisas da internet, nada de novo. Mas há um ponto importante nesta mensagem: a tentativa de censura a um filme.

Isto não é novo no Brasil. Vivemos uma época em que ainda há resquícios da censura imposta pela ditadura, o que faz com que volta e meia surjam tentativas de se impedir que um filme seja exibido por aqui. Aconteceu com Dogma, A Paixão de Cristo, O Código Da Vinci e, mais recentemente, Tropa de Elite. Em todos os casos a Justiça impediu que a censura seguisse adiante.

O que me preocupa é a massificação deste conceito de que existe o direito de se censurar um filme, por ser considerado ofensivo a determinado grupo de pessoas. Ninguém é obrigado a assistir a qualquer filme. Este tipo de atitude, além de ser ditatorial, impede a livre discussão, a livre troca de idéias. Da mesma forma que existem pessoas contrárias aos ideais de determinado filme, existem as que são a favor e ainda as que estão dispostas a debater em torno do tema apresentado. A censura impede que tudo isto aconteça. É como se alguém considerasse todos os demais incapazes para assistir a um filme e analisá-lo, de forma que concorde ou discorde de seu conteúdo. É como se alguém fosse superior, mais inteligente, para tomar uma decisão deste tipo em nome dos demais.

Sou radicalmente contra a censura, a qualquer filme. Se “Corpus Christis” existir, defendo que um dia seja exibido no Brasil. Não por concordar ou discordar de seu conteúdo, mas por defender que as idéias e ideais tenham livre espaço neste país, independente de quais sejam.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...