7 de out. de 2007

Avaliação Geral

Chegou ao fim o Festival do Rio. Uma tremenda maratona que me deixa de ressaca cinematográfica por alguns dias, sem querer ver qualquer filme pela frente. Afinal de contas, foram 87 filmes em apenas 21 dias. Como bem disse a Erika, é preciso dar um descanso à mente e ao corpo após seu término.

A edição deste ano teve poucos grandes filmes e vários filmes ruins. Fiz um levantamento entre as notas que dei e 29 delas foram inferiores a 5. Igual ou acima de 8 foram apenas 11, apenas um a mais que o suficiente para completar a lista dos melhores. Destaque negativo para a Première Latina, uma das minhas mostras prediletas, que este ano foi decepcionante - apesar que não pude assistir a “Silenciosa Luz” e “La Señal”, elogiados por várias pessoas.

Entre os que estavam na minha lista e não pude assistir - minha programação mudava várias vezes durante o Festival, às vezes até no mesmo dia -, os destaques ficam com “Império dos Sonhos”, “Controle - A História de Ian Curtis”, “A Culpa é do Fidel!” e “Morte do Presidente”. Este último pelo simples fato de não ter chegado ao Festival, sendo substituído de última hora na programação.

Mas, independente da programação ser melhor ou pior do que em anos anteriores, é sempre muito bom acompanhar o Festival do Rio. Não só pelo prazer em assistir aos mais diversos filmes mas pela própria adrenalina do evento, por reencontrar amigos e conhecidos que os afazeres diários acabam afastando. É cansativo, física e mentalmente, mas é também muito prazeiroso. E por isso, quando termina, quem o cobre está exausto mas também com uma ponta de saudade de tudo que passou e já começando a pensar no que pode aparecer na edição do ano que vem.
Mas chega de papo e vamos às minhas listas dos melhores e piores deste Festival do Rio.

10+

1 - Tropa de Elite
2 - Piaf - Um Hino ao Amor
3 - Sonhando Acordado
4 - O Escafandro e a Borboleta
5 - I’m Not There
6 - 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
7 - Paranoid Park
8 - S.O.S. Saúde
9 - Ainda Orangotangos
10 - O Expresso Darjeeling


10-

1 - Caixas
2 - Eichmann
3 - Garrafas Vazias
4 - Olá, Frank!
5 - Cem Pregos
6 - Meu Nome é Dindi
7 - Married Life
8 - People - Histórias de Nova York
9 - Shortbus
10 - Confissões de Lagerfeld

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...