12 de nov. de 2007

Oscar de Animação

Leia: Confira os candidatos ao Oscar 2008 de filme de animação

12 candidatos e uma disputa que promete colocar frente a frente dois representantes de gêneros bem distintos da animação: Ratatouille e A Lenda de Beowulf. O primeiro feito em animação computadorizada e contando com a qualidade Pixar de sempre, o segundo apostando na inovadora técnica explorada por Robert Zemeckis, que capta as atuações e as transfere para personagens digitais, que podem nada ter a ver com o tipo físico do próprio ator.

A Lenda de Beowulf ainda não estreou nos Estados Unidos, mas tem sido apontado pela imprensa de lá como o favorito na disputa. Acho precipitada uma afirmação do tipo, visto a excelência de Ratatouille. Mas pelo visto dificilmente a estatueta dourada não ficará com um dos dois.

Não que os demais filmes sejam ruins. Os Simpsons é divertidíssimo e Shrek Terceiro, apesar de ser inferior aos anteriores, tem uma animação que impressiona. Mas ambos estão ao menos um nível abaixo de Ratatouille. Podem até serem indicados ao Oscar, mas dificilmente passarão disto - ao menos na categoria de melhor filme de animação. “Persépolis”, representante francês na categoria de filme estrangeiro, pode também aparecer, caso a Academia resolva apostar nas animações de fora dos Estados Unidos - o que já aconteceu com As Bicicletas de Belleville, A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado.

Agora, interessante mesmo seria se a zebra “Aqua Teen Hunger Force Movie Film for Theaters” fosse indicada. Apenas para ver como seria a participação de Almôndega, Shake e Batatão na cerimônia de entrega do Oscar, já que é tradicional o uso de animações curtas com os personagens dos filmes indicados nesta categoria.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...