3 de nov de 2007

Explicando o Top 10 Brasil

O Top 10 Brasil desta semana no Adoro Cinema tem gerado uma certa polêmica. O motivo é a liderança dada a Jogos Mortais 4, enquanto que no ranking divulgado pela Filme B, empresa que apura os dados das bilheterias nacionais, aponta Tropa de Elite como líder. Na verdade ambos estão corretos. Explico.

Desde dezembro de 2006 a Filme B alterou seu formato de elaboração do ranking, deixando de ter por base o público de cada filme e passando a usar a arrecadação dos mesmos nas bilheterias. O motivo desta mudança foi para padronizá-lo ao ranking dos demais países. Quando esta mudança foi adotada o Adoro Cinema decidiu por manter o formato antigo, em que ordenava os filmes de acordo com seu público. Isto ocorreu para manter o formato tradicional apresentado pelo site e também porque consideramos que seja mais interessante ao leitor ter esta informação com base no público do filme ao invés da quantia por ele arrecadada.

Assim tem sido desde então. Ocasionalmente os rankings divergem nas posições de alguns filmes, devido a esta diferença de classificação, mas isto sempre ocorreu em posições intermediárias até esta semana. Se for levado em conta a arrecadação, Tropa de Elite foi o 1º lugar do ranking do fim de semana passado. Já em relação ao público ele cai para 3º, sendo superado por Jogos Mortais 4 e Tá Dando Onda.

Ou seja, tanto os rankings apresentados pelo Adoro Cinema quanto pela Filme B estão corretos. A diferença é o critério de classificação, não os números de cada filme.

Confira o Top 10 Brasil desta semana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...