13 de dez. de 2007

Globo de Ouro - Os Filmes

A categoria musical/comédia costuma ser meio esvaziada e, volta e meia, premia filmes que se encaixariam melhor como drama simplesmente para tentar equilibrar a disputa (caso de Johnny & June, um indiscutível drama que foi classificado como musical apenas por se tratar da biografia do músico Johnny Cash). Mas este ano temos três musicais de fato: os ótimos Across the Universe e Hairspray e o ainda inédito Sweeney Todd. Completam a lista Charlie Wilson’s War (aparentemente, um filme de espionagem) e a comédia Juno. A disputa promete, mas é bem provável que a coisa fica entre Hairspray e Sweeney Todd.

Já na categoria drama, nada menos que sete filmes brigam pela estatueta. O único passível de ser conferido no momento é Conduta de Risco, que dificilmente será o premiado. Permanecem inéditos os outros seis. Considerando que estão aí incluídos os novos trabalhos de Ridley Scott, irmãos Coen, David Cronenberg e Paul Thomas Anderson, fica impossível arriscar um palpite.

Dentre os filmes em língua estrangeira, mais uma constatação: nenhum brasileiro no páreo. Dos cinco indicados, três foram exibidos no último Festival do Rio: o romeno 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, o francês O Escafandro e a Borboleta e o taiwanês Lust, Caution. Completam a lista o também francês Persepolis e a versão para a telona do best-seller O Caçador de Pipas, pelos Estados Unidos. Mesmo sem ter visto os dois últimos, meu voto é, sem hesitação, para Lust, Caution – que, aliás, não pode concorrer ao Oscar por questões técnicas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...