12 de mar. de 2008

Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro


Foi anunciado hoje em coletiva realizada no cinema Estação Gávea, no Rio de Janeiro, os indicados ao Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro 2008. E os filmes mais lembrados, como já era esperado, foram os dois que disputaram de forma mais aguerrida a indicação do país ao Oscar de filme estrangeiro deste ano: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e Tropa de Elite, cada um com 13 indicações. O Céu de Suely (11 indicações), O Cheiro do Ralo (também 11) e Baixio das Bestas (6) completam a lista de indicados a melhor filme.

Assim como aconteceu na última edição, neste ano o período abrangente da premiação é de 1 ano e meio, ou seja, disputam os filmes nacionais lançados em circuito entre 1º de julho de 2006 e 31 de dezembro de 2007. O motivo é a não realização da premiação em 2006, que fez com que surgisse este hiato entre os premiados. A previsão é que a partir do ano que vem a situação retorne à normalidade, com a cerimônia ocorrendo sempre no mês de março.

O presidente da Academia Brasileira de Cinema, o diretor Roberto Farias, anunciou as novidades desta premiação em relação às edições anteriores. Três novas categorias foram adicionadas: filme de animação, efeitos especiais e edição de documentários. Serão ao todo 23 categorias em disputa, com os vencedores recebendo o inédito Troféu Grande Otelo (à esquerda), criado pelo designer João Uchoa. A votação entre os integrantes da Academia ocorrerá entre 14 de março e 2 de abril, com o resultado sendo apenas divulgado na cerimônia de entrega da premiação.

Outras novidades foram a criação do Prêmio Especial de Preservação, que visa dar destaque à necessidade de preservação da memória do cinema nacional, e a escolha de Renato Aragão como homenageado deste ano, em reconhecimento à sua carreira no cinema. Foram também criadas três categorias especiais, nas quais o público poderá participar e eleger seu indicado preferido: melhor filme de ficção nacional, melhor filme de ficção estrangeiro e melhor filme feito para celular. Para participar os interessados devem votar por SMS ou através do site da Academia, http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/ .

A cerimônia do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2008 ocorrerá em 15 de abril, no Vivo Rio. Os vencedores, é claro, você poderá conferir aqui mesmo no Adoro Cinema.

Confira os indicados à premiação

Um comentário:

Gospel no Divã disse...

O Adoro Cinema é o melhor site sobre informações da sétima arte

Tenho um amigo que possui um blog sobre cinema que vocês poderiam observar

O nome dele é Efraim Fernandes e o blog é Frames por Segundo

Esse é o link: http://efraimfernandes.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...