30 de abr. de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira em Cannes

No post sobre a seleção oficial do próximo Festival de Cannes comentei a surpresa que foi a ausência de "Ensaio Sobre a Cegueira", novo filme do diretor brasileiro Fernando Meirelles. Pois de última hora o longa-metragem não só entrou na competição como também abrirá o festival. A explicação sobre o ocorrido é do próprio diretor:

"Há 15 dias fomos colocados numa espécie de limbo em relação à Cannes. Houve um convite para ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA abrir o festival, mas para a minha surpresa, o distribuidor francês não aceitou. Ele achava que o filme deveria estar na competição, só que em Cannes os filmes de abertura em geral não competem. Instalou-se assim um impasse. Finalmente, após programar e desprogramar umas férias em maio, foi aberta uma exceção e exibiremos o filme em competição. Me sinto tão feliz quanto nervoso com este espaço que nos foi dado. Sei que ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA não é o filme mais adequado para anteceder um coquetel e uma festa e sei também que algumas pessoas se sentirão incomodadas com a história, apesar de não haver nada que seja apelativo ou de mau gosto no filme. De qualquer maneira já estou preparando o espírito para uma possível artilharia. Em 2003, andei dizendo que havia uma onda de cinema latino-americano formando-se e confesso que me frustrei um pouco nos anos seguintes, por não ver confirmada minha sensação. Finalmente, ao ver esses 21 filmes latino-americanos nas diversas seleções de Cannes, começo a achar que aquela onda finalmente emergiu e está mostrando sua cara, armando seu tubo. Me sinto muito orgulhoso de estar ajudando a formar um pouco desta espuma que agora se mostra. (Sim, espuma, porque onda é assim mesmo, efêmera. Como vem, vai)."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...