16 de set. de 2008

Mostravídeo aborda a rotina de índios e de crianças na programação da semana

No dia 17 de setembro, a Mostravídeo Itaú Cultural apresenta, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, dois documentários que revelam como é a rotina de pessoas de diferentes nações indígenas e classes sociais. Com curadoria de Cláudia Mesquita, a programação do mês de setembro aborda o tema Cotidiano e tem entrada gratuita no Palácio das Artes, em Belo Horizonte e no Cine Glória, no Rio. Nesta semana, o foco incide no dia-a-dia dos índios e das crianças.

No documentário Shomõtsi, Valdete Pinhanta Ashaninka narra a história do seu tio, um índio Ashaninka turrão e divertido. O filme revela a sua rotina ao preparar comida, mascar coca e trabalhar na roça. Premiada em festivais na Bolívia e Canadá, a obra também ganhou o Prêmio Unesco na 8ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, do Rio de Janeiro e foi escolhida como melhor documentário na Mostra Competitiva Nacional do Forumdoc.bh, em 2002.

Em Ô de Casa!, a diretora Clarisse Alvarenga se aproxima de meninos e meninas que brincam de casinha em três regiões de Minas Gerais e mostra, bem de perto, como são seus gestos, diálogos e expressões. A expressão "ô de casa!" é utilizada no interior para pedir licença para adentrar a moradia de outra pessoa. Neste documentário, foram feitas visitas a cabanas no Vale do Jequitinhonha, na aldeia Imbiruçu, em Carmésia, onde vivem os índios Pataxó, e na periferia de Belo Horizonte para conhecer de perto as histórias dos moradores.

Mostravídeo
Projeto do Itaú Cultural, a Mostravídeo apresenta uma programação permanente de exibição de filmes e vídeos que representem conceitualmente as mais instigantes produções nacionais e internacionais em meios audiovisuais (cinema, vídeo e novas mídias). Desde 1997 este projeto mantém-se perene, fiel ao seu público e possibilitando aos realizadores um espaço de exibição qualificado. É realizado simultaneamente em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

Maiores informações:
http://www.itaucultural.org.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...