11 de out. de 2008

Gomorra


Um olhar sobre a Camorra, o mais conhecido grupo mafioso da Itália, que expande sua atuação pelos mais diversos negócios ilícitos. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes e indicado pela Itália como seu representante ao Oscar 2009 de melhor filme estrangeiro.

Talvez o grande problema de "Gomorra" não seja o filme em si, mas sua imediata associação com a realidade brasileira. Por mais violenta e ampla que seja a atuação da Camorra ela parece pequena perto do que vemos constantemente no Brasil, em especial no Rio de Janeiro. A realidade de Tropa de Elite e Cidade de Deus, apenas para ficar nos exemplos mais famosos do nosso cinema, é muito mais dura e cruel. Com isso o filme deixa a impressão de que se trata de brutalidade para europeu ver, ou ao menos o nível de brutalidade ao qual este está acostumado. O que já é bastante grave, mas bem menor do que acompanhamos em nosso dia-a-dia.

De resto o filme apresenta a variedade dos negócios da Camorra, assim como o treinamento de adolescentes para que integrem seus quadros. Nada de realmente novo, mais uma vez. Existem várias sub-tramas que buscam mostrar este caleidoscópio, sem que quaisquer delas ganhe grande importância dentro do filme. Chega um ponto em que "Gomorra" pode terminar com qualquer uma delas, pois o objetivo da denúncia dos atos ilícitos já foi alcançado. Cansativo.

Nota: 4

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...