11 de out. de 2008

CSNY: Déjà Vu


A banda Crosby, Stills, Nash & Young se reúne em 2006, para uma turnê que tem por objetivo denunciar os abusos do governo George W. Bush em relação à Guerra do Iraque.

Desde que Michael Moore decidiu atirar contra o governo Bush em Fahrenheit 11 de Setembro tem se tornado comum este tipo de documentário, que busca denunciar ou denegrir o atual presidente dos Estados Unidos. Não que ele não mereça ou que o tema não seja relevante, mas a repetição do formato começa a cansar. Aqui ainda há o acréscimo da reunião do CSNY, o que inclui diversas cenas de shows, incluindo a desde já antológica canção "Let's Impeach the President for Lyin' ".

O que se vê é um documentário convencional, que mostra bastidores da turnê e alguma comparação da atual Guerra do Iraque com a Guerra do Vietnã, também combatida pelo CSNY na época do Festival de Woodstock. Destaque para as reações de espectadores após alguns dos shows da banda, pelo apoio e rejeição recebidos. Alguns dos depoimentos chegam a surpreender não pelo que é dito, mas pela idade das pessoas que os pronunciam. É de se pensar até que ponto vai a alienação do povo norte-americano e, por outro lado, até que ponto esta idéia é vendida pelo próprio filme.

Cansativo e recomendado apenas para os fãs da banda. A quem se interessar em conferir o videoclipe da música citada, basta clicar aqui.

Frases de Destaque:

"Eles não procuram aplauso barato diante de uma platéia estrangeira."

"Quando estava no exército eu não tinha opinião e nem podia ter."

Nota: 4

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...