7 de nov. de 2008

Uma Cidade Chamada Batman


Batman fica localizada no sudeste da Turquia. Tem um população estimada em 239 mil habitantes, de maioria curda. Seu desenvolvimento aumentou a partir da década de 40, devido à descoberta de jazidas de petróleo no local.

A coincidência de nome com o famoso Homem-Morcego ganhou destaque recente devido a declarações de Hüseyin Kalkan, prefeito da cidade. Kalkan deseja processar o diretor Christopher Nolan, de Batman - O Cavaleiro das Trevas, por violação dos direitos de propriedade intelectual. Ameaça levar o caso até mesmo aos tribunais norte-americanos, envolvendo as demais empresas que usaram o nome em brinquedos e produtos.

A pergunta que fica é: por que esta ameaça justo agora? Batman, o personagem, foi criado em 1939 e já teve vários filmes, quadrinhos e séries de TV de sucesso. Por que, tantos anos depois, se resolveu por este processo - ou ameaça, ao menos por enquanto?



Talvez a resposta esteja aqui: há três anos foi inaugurado um cinema em Batman, a cidade, em homenagem ao cineasta local Yilmaz Güney. Kalkan queria que a sala estreasse com uma seqüência de Batman, o personagem, mas Nolan recusou. Com isso foi exibido um filme de Güney, justamente o homenageado pela própria cidade.

Vem então a 2ª pergunta: como se cria uma sala em homenagem a um diretor e se "lamenta" por ter que exibir um de seus filmes como abertura? Há, no mínimo, um tremendo contrasenso.


Um comentário:

Roberto Cunha disse...

A teoria mais provável é que ele deve ter algum parentesco com o alcaide do Rio de Janeiro ou fez algum curso a distancia com o dito cujo. Trata-se de um factóide da nevasca. Chame o Pinguim!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...