23 de ago. de 2008

Leila Diniz é destaque da Tv no fim de semana

Domingo você tem a chance de ver ou rever na TVE Brasil o filme Leila Diniz, o Programa de Cinema que começa ás 0h. Programa de Cinema traz a cinebiografia de Leila Diniz, atriz que revolucionou o comportamento das décadas de 1960 e 1970 e que sofreu perseguições no período da ditadura militar. Leila Diniz foi símbolo da liberação feminina no Brasil, a musa do Tropicalismo.

Embora não se envolvendo com política, foi grande amiga de alguns jovens revolucionários.

Com a queda do governo João Goulart, seus pais vão para um sítio e ela procura um novo emprego para permanecer na cidade do Rio de Janeiro. Leila Diniz começa a trabalhar em um teatro como corista. Em seguida, faz um teste como atriz e inicia sua carreira com a peça O Preço de Um Homem, de Cacilda Becker. Casa-se com Domingos de Oliveira e estréia no papel principal do filme Todas as Mulheres do Mundo. Participa também de Azyllo Muito Louco, Os Paqueras, A Madona de Cedro e O Homem Nu, entre outros. Leila Diniz morre em acidente aéreo, na Índia, aos 27 anos, quando retornava da Austrália, onde representou o Brasil num Festival de Cinema.

O filme Leila Diniz recebeu vários prêmios. Arrebatou o Troféu Candango de Melhor Atriz para Louise Cardoso e Troféu Candango de Melhor Ator Coadjuvante para Paulo César Grande, no Festival de Brasília; Melhor Atriz para Louise Cardoso, Melhor Edição e Melhor Trilha no Festival de Natal; Melhor Roteiro, Melhor Produção e Melhor atriz para Louise Cardoso no Festival do Rio; Melhor Atriz do Ano na Associação de Críticos de São Paulo e Melhor Filme do Ano do Prêmio Governo Estado do Rio de Janeiro.

Ficção. Drama. De Luiz Carlos Lacerda. 1987. 90 min. Com Louise Cardoso, Diogo Vilela, Antonio Fagundes, Stenio Garcia, Marieta Severo, Tony Ramos, Paulo Cesar Grande, Yara Amaral, Carlos A. Ricceli, Romulo Arantes, Otávio Augusto, Pedro Bial, Sérgio Cabral, Denis Carvalho e Hugo Carvana.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...